• Bem-vindo ao melhor centro automotivo de guarulhos - ABERTO 14 HORAS
  • Av. Monteiro lobato, 2949
  • Cecap, Guarulhos - SP
  • CEP 07190-000
  • Horário de Funcionamento
  • Seg a Sex 8:00-22:00
  • Sab 8:00-15:00

Nossos Serviços

Embreagem e Cambio

O que é o câmbio?

O câmbio é um dos elementos da transmissão.
Ele fica entre o motor e as rodas, conectando-se ao primeiro via embreagem (manual e automatizado) ou conversor de torque (automático) e às rodas por meio de eixos e do diferencial.
Sua função é permitir que o carro trafegue em diversas condições, como em subidas ou diferentes velocidades.

Como funciona?

Em carros equipados com câmbio manual, o sistema de embreagem existe para fazer a ligação entre o sistema de transmissão e o motor em movimento. Para isso, ele se conecta ao motor através do volante e fica ligado à transmissão através do disco de embreagem. Mas você sabe como funciona e quais os custos de manutenção da embreagem do seu carro?
O sistema de embreagem é composto por peças como o disco de embreagem, platô ou placa de pressão, rolamento, cabo ou sistema hidráulico e o pedal esquerdo da embreagem. O sistema funciona cada vez que o motorista pisa no pedal, desconectando o conjunto até que a marcha adequada à velocidade do veículo e ao modo de condução do motorista seja selecionada. Ao soltar o pedal da embreagem, o sistema é conectado novamente, fazendo o carro sair da inércia ou rodar com a macha ideal.

Tempo de duração da Embreagem

A média de duração do conjunto da embreagem é de 100 mil a 150 mil quilômetros. Porém, é importante lembrar que a embreagem do veículo que roda mais na cidade do que na estrada tem tendência a ficar mais desgastada devido à troca constante de marchas, levando o pedal da embreagem a trabalhar mais.
A dica é que depois dos 100 mil quilômetros sejam trocados o disco de embreagem, o platô e que analise se há necessidade de substituir o rolamento, evitando desmontar todo o conjunto mais de uma vez, caso o rolamento apresente algum defeito.

Sinais em que a embreagem está com problemas


O primeiro sinal que pode indicar o desgaste prematuro da embreagem é o comportamento do pedal, que pode ser percebido quando o motorista aciona a embreagem e nota que o curso mais curto ou mais longo que o usual. É importante verificar se ao soltar um pouco o pedal o carro começa a andar ou então se é preciso soltar muito e ficar com o pé bem em cima para ele se mover.
Aspectos como enrijecimento do pedal, trepidações, patinações e ruídos no caixa de câmbio merecem atenção e devem ser analisados pelo mecânico de confiança. Já a fumaça é um sintoma extremo de que o sistema pode estar sendo muito forçado, gerando um atrito excessivo entre o disco de embreagem e o volante do motor. Essa situação é comum quando o carro está parado numa ladeira, por exemplo.
Faça um orçamento

Na Automax

Aqui na Automax, temos equipamentos e profissionais qualificados, para avaliarem e fazer a substituição da embreagem, assim como, fazer o reparo do câmbio tambem.

  • Trabalhamos com câmbio manual, automatico e automatizado.
  • Troca de embreagem
  • Reparo em câmbio
  • Substituição de peças do câmbio
  • Seu carro entregue com garantia total sobre qualquer serviço