• Bem-vindo ao melhor centro automotivo de guarulhos - ABERTO 14 HORAS
  • Av. Monteiro lobato, 2949
  • Cecap, Guarulhos - SP
  • CEP 07190-000
  • Horário de Funcionamento
  • Seg a Sex 8:00-22:00
  • Sab 8:00-15:00

Nossos Serviços

Sistema de direção

A principal função do sistema de direção automotiva é transmitir o movimento de rotação do volante a caixa e colunas de direção, fazendo com que as rodas e pneus girem em torno de seu eixo, resultando no movimento do carro. Todo o processo de levar a rotação do volante para as rodas é realizado por diversos componentes que trabalham junto com o sistema de suspensão para que o veículo ande em pisos com os diversos tipos de irregularidades.

O que involve o sistema de direção?

Volante de direção: Peça indispensável em veículo, é o primeiro componente do sistema de direção, sendo controlado totalmente pelo motorista.
Coluna de direção: É peça responsável para levar o movimento do volante de direção até a caixa de direção. Em alguns modelos de veículo esta peça permite um ajuste do volante em relação ao motorista, trazendo mais conforto para o ato de dirigir.
Caixa de direção: Recebe a rotação do volante através da coluna e transforma em um movimento retilíneo.
Barra de direção: É o nome dado aos componentes que saem da caixa no sentido das rodas. Apresentam forma articulável para que seja possível acompanhar a suspensão. Há também uma espécie de coifa de proteção para evitar possíveis contaminações aos elementos internos.
Terminal de direção: Esta peça parece o pivô da suspensão e é ligada no montante de roda. As barras de direção são rosqueadas neste componente.
Existem mais peças compostas dependendo do tipo de direção do seu veículo (Elétrica, Hidraulica, Mecanica e Eletro-Hidraulica), assim, teria ainda, a bomba de direção, mangueiras de alimentação, reservatório do fluido de direção...

Como funciona?

De modo bem simplificado, podemos dizer que ela trabalha com uma combinação de engrenagens. Sua função é converter a rotação do volante em movimento horizontal, sendo este transmitido às rodas. Outros componentes auxiliam nesse trabalho, e esse conjunto é chamado de sistema de direção.

Sinais em que a direção está com problemas


Verifique folgas na direção

Esse é um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em uma caixa de direção. Principalmente quando o carro está parado, é possível perceber que, ao girar o volante, o movimento não é transmitido às rodas. O desgaste de componentes internos ou externos, como o pinhão e a cremalheira, pode causar esse comportamento.
É muito importante não trocar imediatamente a caixa, pois nem sempre é ela que está causando o problema. Lembre-se que existem vários outros componentes que fazem parte do sistema de direção do veículo e que eles também podem causar essa falha.
Alguns dos itens que podem causar essas falhas são:
terminal de direção com folga;
problemas de fixação entre a coluna de direção e a caixa;
terminais da direção com defeito ou gastos;
buchas da bandeja ou braço oscilante com desgaste excessivo.

Fique atento aos ruídos durante manobras

Esteja muito atento a esses sinais. Ruídos ao manobrar são sinais de que a caixa de direção pode ter problemas, mas falhas em outros componentes podem gerar exatamente o mesmo sintoma. O desgaste na cruzeta da coluna de direção pode causar ruídos muito semelhantes aos produzidos por um pinhão ou uma cremalheira com problema.
Com um sistema de direção hidráulica, fique mais atento ainda para não trocar peças que estão em bom estado e continuar com o problema. São várias as causas que podem gerar ruídos e enganar um mecânico sem experiência. As principais são:
mangueira de pressão com defeito;
nível do óleo baixo;
mangueiras obstruídas;
problemas com retentores;
diâmetro errado das mangueiras.
Falhas nos terminais também podem ocasionar ruídos ao manobrar o veículo.

Preste atenção quanto às trepidações no volante

Esse pode ser um alerta de que a caixa de direção está com problemas, principalmente quando ocorre com o veículo em baixas velocidades. Se as vibrações ocorrem em velocidades maiores, é preciso verificar outros componentes do veículo, como rodas amassadas, pneus com defeito e a junta homocinética.
Alinhamento, balanceamento, eixos danificados e problemas na suspensão também devem ser revisados. Se esse comportamento é notado apenas quando você utiliza o freio do carro, fique atento às condições do disco, tambores e cubos.

Note se a direção está muito dura

Principalmente quando o sistema de direção é hidráulico ou elétrico, não é normal usar muita força para manobrar o carro. Essa dificuldade pode ser causada por uma falha na caixa de direção. Em direções convencionais e não assistidas, pode significar problemas nos outros componentes do sistema de direção e suspensão do veículo.
Além de problemas na caixa, o volante muito duro pode ser causado principalmente por:
correia ou esticador com defeito;
tubulações danificadas;
vazamentos;
nível de óleo baixo
coluna de direção desalinhada;
correia patinando;
problemas na bomba hidráulica.
pneu com medida incorreta
calibragem do pneu abaixo do recomendado
problemas na geometria da direção
rolamento do coxim do amortecedor danificado

Venha na Automax para um profissional avaliar o carro

Traga seu veiculo até nós para fazermos uma avaliação especifica, e verificar quais os problemas e como resolver para sua direção ficar perfeita. Faça um orçamento

Na Automax

Aqui na Automax, temos equipamentos e profissionais qualificados, para avaliarem e fazer a substituição e/ou reparo do sistema de direção do seu carro.

  • Reparo da caixa de direção
  • Troca da caixa de direção
  • Sangria hidraulica
  • Resolver qualquer problema que envolve a direção do seu veiculo
  • Seu carro entregue com garantia total sobre qualquer serviço